LIVROS LUBRAL 2016 – VOLUME 1

Capa: Anabela Gradim, João Carlos Correia, Elisa Zwick e Francisco Xarão (Org.) (2018) Filosofia, Comunicação e Subjetividade: Volume 1, Linguagem, cultura e sociedade. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .

FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE: VOLUME 1, LINGUAGEM, CULTURA E SOCIEDADE

by Anabela Gradim, João Carlos Correia, Elisa Zwick e Francisco Xarão (Org.)

Collection: LabCom Books
Year of edition: 2018
ISBN: 978-989-654-528-4
Price of the print edition: € 17   Order

Download PDF – 4348 KB

SynopsisEm relação dialética com as crescentes transformações tecnológicas, as contínuas mudanças nas formas de interação e comunicação humanas são impulsionadoras de redes sociais e novas mídias de massa, ensejando impactos decisivos e novas experiências, as quais exigem uma devida compreensão científica e crítica. Essa nova realidade mundial desafia a comunidade acadêmica a renovar suas interpretações, requerendo abordagens integradas, permanentemente subsidiadas pelo diálogo interdisciplinar.
Contribuem para este ambiente reflexivo áreas de investigação como a Filosofia, a Psicologia, a Comunicação, o Jornalismo, a Linguística, a Educação, a Arte, a Semiótica, ao lado de outras Ciências Humanas e Sociais. Enfoques direcionados a pesquisas no campo tecnológico, da informação e do comportamento muito têm a colaborar para uma visão mais abrangente desses fenômenos, trazendo reflexões e análises próprias, bem como inovadoras perspectivas teóricas e metodológicas.
Animado por este propósito é que surgiu a ideia do Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade (Lubral 2016). Ao integrar pesquisadores de três diferentes países, quatro nacionalidades e diversas instituições, o simpósio priorizou a aproximação cultural e o compartilhamento de experiências sobre formas emergentes de interconexão, comunicação e relacionamento humanos, estudadas em diferentes campos de abordagem.
A presente coletânea constitui o primeiro de dois volumes que reúnem as conferências e uma série das comunicações apresentadas nas mesas, as quais traduzem o espírito interdisciplinar do evento, que valorizou diferentes temáticas a partir de distintas áreas do conhecimento.

Apresentação – 11

Prefácio – 15

CONFERENCISTAS

O impacto da globalização na Comunicação: Para uma  abordagem pós convencional do conceito de redes culturais – 25