Conferencistas

                                                   

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA, COMUNICAÇÃO E SUBJETIVIDADE:
LUSO-BRASILEIRO-ALEMÃO

 16 a 19 de Novembro de 2016 – PUCMinas-Poços de Caldas

17 e 21 de Novembro – Unifal-MG – Sede Alfenas

 

                                  Logotipo Unifal-MG           

                                                                                Apoio

  Logo FAPEMIG.

 

  • INTERNACIONAIS:

    • Profa. Dra. Anabela Maria Gradim Alves (Universidade da Beira Interior – Portugal)

    Professora da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), pesquisadora do LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades e diretora do Urbi et Orbi – Jornal Online da UBI, da Região e do Resto. É licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela UBI. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação e Jornalismo, e Humanidades, especialmente Filosofia, Ética e Religião. Traduziu, com introdução e notas, o livro de João de São Tomás, Tratado dos signos (Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2001). Dentre outros, é autora de Comunicação e ética: o sistema semiótico de Charles Sanders Peirce (Covilhã: Labcom Books, 2007) e, com Ricardo Morais, escreveu Anões aos ombros de gigantes: desafios contemporâneos da comunicação de ciência (Lisboa: Livros Horizonte, 2016).

    Plataforma DeGóis

    Currículo UBI

    Leia livro da autora

    • Prof. Dr. André Barata Nascimento (Universidade da Beira Interior – Portugal)

    Professor de Filosofia da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), onde coordena o doutoramento de Ciência Política. Pesquisador e Vice-Coordenador do LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades. É licenciado em Filosofia – ramo Filosofia da Ciência, pela Faculdade Letras de Lisboa (1996), mestre e doutor em Filosofia – especialidade Filosofia Contemporânea, pela Universidade de Lisboa (1999 e 2004). Atua nas áreas de Epistemologia das Ciências Humanas, Filosofia Social e Política, com pesquisas em fenomenologia da intersubjetividade e nas interfaces entre intersubjetividade e Ética e Ética e Política. É autor de vários livros, entre os quais: Metáforas da consciência (Porto: Campo das Letras, 2000); Sentidos de liberdade (Covilhã: Ta Pragmata, 2007); Mente e consciência: ensaios de filosofia da mente e fenomenologia (Lisboa: Centro de Filosofia da Univ. Lisboa, 2009); Primeiras vontades: da liberdade política para tempos árduos(Lisboa: Documenta, 2012) e com Renato Miguel do Carmo, O futuro nas mãos: de regresso à política do bem comum (Lisboa: Tinta da China, 2015). Também com Renato Carmo, organizou a obra coletiva Estado social: de todos para todos (Lisboa: Tinta da China, 2014). Editou ainda Representações da portugalidade (Lisboa: Caminho, 2011).

    Página Pessoal

    Currículo UBI

    Leia livro do autor

    • Prof. Dr. Christoph Türcke (Escola Superior de Artes Gráficas e Livreiras de Leipzig e Universidade de Leipzig – Alemanha)

    Professor Emérito de Filosofia da Hochschule für Grafik und Buchkunst Leipzig (HGB-Leipzig – “Escola Superior de Artes Gráficas e Livreiras de Leipzig”, 1995-2014) e da Universidade de Leipzig. No Brasil, foi Professor Visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1991-1993). Considerado um dos maiores renovadores da Teoria Crítica, abordando materialismo e Teologia, meios de comunicação e formas de percepção, História e Psicanálise, publicou no Brasil os livros: O louco: Nietzsche e a mania da razão (Vozes, 1993), Sociedade excitada: filosofia da sensação (Campinas: Unicamp, 2010), Filosofia do sonho (Ijuí: Unijuí, 2010) e Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção (Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016).

    Wikipedia

    Currículo HGB-Leipzig

    Leia texto do autor

  •  Prof. Dr. João Carlos Ferreira Correia (Universidade da Beira Interior – Portugal) – Videoconferência

Professor do Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI). Pesquisador e diretor do LabCom.IFP – Comunicação, Filosofia e Humanidades. É licenciado, mestre e doutor em Comunicação Social pela UBI, atuando nas áreas de especialidade de Teorias da Cultura, Teorias da Notícia e Estudos Jornalísticos, Comunicação e Cultura. Dentre outras obras, capítulos e artigos, é autor de O admirável mundo das notícias: teorias e métodos (Covilhã: Labcom, 2011); organizador de Ágora – jornalismo de proximidade: limites, desafios e oportunidades (Covilhã: Labcom, 2012); coordenador de Agenda dos cidadãos: jornalismo e participação cívica nos media portugueses. Memória de um projecto (Covilhã: Labcom, 2014).

Currículo lattes

Currículo UBI

 

videoconferencia-prof-joao-carlos – Exibida na Abertura Lubral 2016

Leia livro do autor

  •  Prof. Dr. Peter Trawny (Universidade de Wuppertal – Alemanha)

Professor de Filosofia na Universidade de Wuppertal, onde dirige o Instituto Martin Heidegger. Desenvolve pesquisas nas áreas de metodologia fenomenológico-hermenêutica, Filosofia Política, Ética, Arte e Mídia, Filosofia da Arte e Literatura, globalização, cosmopolitismo e sobre a filosofia heideggeriana. É um dos editores responsáveis pela publicação das Obras Completas de Martin Heidegger pela Editora Vittorio Klostermann na Alemanha. No Brasil publicou Adyton: a filosofia esotérica de Heidegger (Rio de Janeiro: Mauad X, 2013) e Heidegger e o mito da conspiração judaica mundial (Rio de Janeiro: Mauad X, 2015).

Wikipedia

Curriculum Vitae

Leia entrevista com o autor

  • Jornalista e Profa. Dra. Soraya Guimarães Hoepfner (Berlim – Alemanha)

Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo), mestre (2006) e doutora (2011) em Filosofia Contemporânea pelo Programa Integrado de Pós-Graduação em Filosofia UFPB-UFPE-UFRN. Em 2008-2009 foi contemplada com uma bolsa-prêmio concedida pelo Svenska Institutet (Instituto Sueco) para atuar como pesquisadora visitante na Escola de Cultura e Comunicação da Södertörn University (Suécia). Em 2012 integrou o quadro temporário de docentes do Programa de Mestrado em Estudos da Mídia (Master Medienwissenschaft) da Humboldt Universität zu Berlin (Alemanha). Desde 2010 reside em Berlim, onde atua como pesquisadora independente e consultora na área de Arquitetura da Informação e Gestão de Conteúdo para agências internacionais baseadas em Israel, Rússia, Espanha, Bélgica, Japão, etc. Atual área de interesse de pesquisa: estudos transdisciplinares em Filosofia da Mídia/Comunicação e práticas de novas tecnologias em Comunicação. É tradutora da obra de Peter Trawny, Heidegger e o mito da conspiração judaica mundial (Rio de Janeiro: Mauad X, 2015).

Currículo Lattes

Leia texto da autora

  • NACIONAIS:

  •  Prof. Dr. André Luiz Sena Mariano (Unifal-MG)

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (ICHL/Unifal-MG). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, Campus Araraquara), mestre (2006) e doutor (2009) em Educação na Área de Concentração em Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), com a dissertação A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da ANPEd e do ENDIPE e a tese A pesquisa sobre formação de professores e multiculturalismo no Brasil: tendências e desafios. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, currículo, estudos culturais, relações sociais de gênero, trabalho docente e formação de professores.

Currículo Lattes

Leia texto do autor

  •  Prof. Dr. Antônio Florentino Neto (Unicamp)

Professor Colaborador do Programa de Doutorado em Ciências Sociais – área China/Brasil – da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar, 1998) e doutorado em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim (2007). Atua nas seguintes áreas: fenomenologia, Filosofia comparada, Heidegger e o pensamento oriental, Filosofia da Escola de Kyoto, Filosofia chinesa, Filosofia japonesa, recepção do pensamento oriental na Filosofia europeia, Leibniz e o pensamento chinês, influência do pensamento oriental na Filosofia ocidental, fundamentos filosóficos do Confucionismo, Taoísmo e do (Zen)Budismo de Nagarjuna e seus desdobramentos. Entre suas principais publicações, é autor do livro Da interpretação ao diálogo: o pensamento chinês na filosofia alemã (Saarbrücken: Südwestdeutscher Verlag für Hochschulschriften, 2013) e coorganizador de Heidegger e o pensamento oriental (Uberlândia: Edufu, 2012).

Currículo Lattes

Leia texto do autor

  • Prof. Dr. Flademir Roberto Williges (IFRS)

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, Campus Porto Alegre). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1992) e especialista em Psicanálise na Cultura: Saber e Ética pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, 1999). É mestre (2002) e doutor (2015) em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a dissertação A assunção do gozo cibernético na interação virtual e a tese Sensação e fetiche na cultura da imagem: capitalismo estético e tecnologias do audiovisual. Tem experiência e atuação especialmente na Filosofia, nas áreas de História da Filosofia, Teoria Crítica da Sociedade e interfaces entre Psicanálise e Filosofia.

Currículo Lattes

Leia a tese doutoral do autor

  • Cineasta Frederico Furtado (Barbacena – MG)

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac, 2004), formado em cursos profissionalizantes em música brasileira pela Universidade de Música Popular (Bituca, 2007), especialista em Gestão de Empreendimentos e Cidades Criativas pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). É membro titular do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (Consec-MG) e do Colegiado Setorial de Música do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura. Dentre outras produções, é diretor dos filmes Quilombo (junto a Cristina Ortega Blanco, 2013) e Uma Maria, um José (2014) e autor do livro A vida em Jazz: contos para jazzeificar a vida (Bibliopolae, 2008). Pesquisador na área de Direitos Humanos, é coidealizador, com Iago Rezende, do projeto “Loucos-são: direito de voz”, que une a representação artística com a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial.

Linkedin

Overmundo

Veja filme do autor

  •  Prof. Dr. Júlio Pinto (PUCMinas)

Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Mestre em Romance Languages (1982) e doutor em Semiótica (1985) pela University of North Carolina System (UNC, EUA). Atua na área de Comunicação. Sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural cobre elementos de semiótica, linguagem, Comunicação, Filosofia da Linguagem, teoria da imagem, Cinema e TV, Arte, mídia eletrônica, Teoria Literária e tradução intersemiótica. Entre seus principais livros encontram-se A leitura do tempo: uma abordagem semiótico-semântica (Berlin; New York: Mouton de Gruyter, 1989); 1, 2, 3 da semiótica (Belo Horizonte: UFMG, 1995); O ruído e outras inutilidades: ensaios de comunicação e semiótica (Belo Horizonte: Autêntica, 2002).

Currículo Lattes

Leia livro do autor

  •  Prof. Dr. Lucas Cid Gigante (Unifal-MG)

Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (ICHL/Unifal-MG). Possui graduação em Ciências Sociais (2005), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2010) pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (FCL/Unesp, Campus Araraquara), com a dissertação Epistemologia, construção conceitual e comparação histórica em Weber e a tese As ideias: “asas espirituais” do interesse. Um estudo da sociologia política de Max Weber. Atualmente desenvolve duas linhas de pesquisa: a primeira tendo como ponto de partida o pensamento de Max Weber, trabalhando os temas Sociologia da Religião, poder, dominação e legitimação; a segunda está voltada para a Sociologia da Música.

Currículo Lattes

Leia texto do autor

  •  Prof. Dr. Miroslav Milovic (UnB)

Professor Titular do Departamento de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Belgrado (1978), doutorado em Filosofia pela Universidade de Frankfurt (Johann-Wolfgang-Goethe, 1987) e doutorado de Estado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne, 1990). Atua principalmente nos seguintes temas: Filosofia Contemporânea, Ética e Direito, Filosofia Moderna e Filosofia Política. Entre suas principais publicações estão os livros: O argumento reflexivo (Belgrado: Sociedade Filosófica da Sérvia, 1989); Ética e discurso (Belgrado: Sociedade Filosófica da Sérvia, 1992); Filosofia da comunicação (Brasília: Plano, 2002) e Comunidade da diferença (Rio de Janeiro; Ijuí: Relume Dumará; Unijuí, 2004).

Currículo Lattes

Leia texto do autor